Amor

Quero compartilhar com vocês, o texto que li hoje na minha devocional. Ele fala de maneira simples, mas profunda, dos tipos de amor que encontramos na Palavra.

Espero que esse texto seja tão intenso pra vocês quanto foi para mim!

Foi escrito por João Garcia, de Oakville (Canadá) e está publicado no Pão Diário 2009.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13:1-3

“Quem permanece no amor, pernanece em Deus.” (1 João 4:16)

O novo Testamento contém várias palavras para descrever o amor. Storge é usada para falar sobre o amor em família.  Fileo experessa o amor recíproco entre amigos. Outro termo muito usado, que não se encontra no Novo Testamento, é Eros. Erotismo vem dessa palavra. Ela tinha, entretanto, um sentido mais amplo. Era o sentimento de se “ter aquilo que não se tem”. Para que existisse amor Eros, era necessário que a pessoa despertasse a sensibilidade de outra. Sem esse sentimeto era impossível o amor existir. Ele depende, portanto de outra pessoa.

Muitas pessoas só pensam nesse amor, que exige resposta de outra pessoa. E se este não existir, deixam de amar. Pensam então que Deus também tem esse tipo de amor, mas para o amor de Deus o Novo Testamento usa outra palavra: Ágape. love

Este é um amor que tem outro sentindo. Ele parte da pessoa que ama e não está necessariamente esperando uma resposta. O amor simplesmente existe. Paulo escreveu em Romanos 5 que Deus derramou o seu amor em nossos corações quando éramos ainda pecadores. A pessoa que tem o amor ágape toma a decisão de pensar amorosamente na direção do outro, sem esperar que haja resposta.

Deus amou mesmo quando o seu próprio povo o rejeitou. Portanto, cada pessoa que tem o amor de Deus em sua vida é capaz de amar assim, isto é, praticar o amor ágape que está derramado em seu coração. No Novo Testamento encontramos muitas passagens que falam desse amor. No Evangelho de João (13:34-35; 15:12-17) Jesus diz que seus discípulos devem amar-se uns aos outros como “eu os amei”. Segundo João escreveu em sua primeira carta, aquele que ama o seu irmão estã na luz e não há nele nenhum escandâlo (1 Jo 2:10). Pedro instrui os cristãos a amar ardentemente, com coração puro (1 Pe 1:22). Vale a pena deixar-se encher desse amor de Deus e passá-lo adiante. – JG

Meditar nesse texto me trouxe ainda outra passagem Bíblica a memória:

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1 João 3:18

O Deus que não apenas tem amor, mas é o próprio amor, o Deus do amor ágape, fez isso… Ele amou por obra e em verdade. Creio que é disso que a Igreja e os cristãos precisam.LPrecisam ler Romanos 5 e entender o que está escrito lá: “Deus derramou o seu amor em nossos corações quando éramos ainda pecadores”. Existe amor ágape em nós.

É fácil dizermos pra alguém que está em dificuldade esperar, ter paciência, ter fé. Mas porque não fazemos algo a respeito?  Porque, por exemplo, não metemos a mão nos nossos bolsos quando um irmão (aquele para o qual olhamos na Igreja quando cantamos coisas como “… Precioso és para mim querido irmão…”) nos expõe seu problema finaceiro? Porque preferimos dizer à ele que fique calmo que Deus proverá?

Será porque não amamos? “… Mas por obra e em verdade”.

 

*Interessou-se pelos tipos de amor? Então leia o Post: Como saber se é amor?