Meio Ambiente


Nos seminários de Missões Urbanas que o Underfaith minsitra nas Igrejas, eu tenho dado um oficina sobre ECO DESIGN. Desde pequena sempre quiz entrar pro Greenpeace, ficava brava quando via alguém jogar lixo no chão e sim, sempre respeitava as plaquinhas de “não pise na grama”!

Hoje, entendo que isso é muito mais que gostar da natureza (!), mas isso é responsabilidade cristã, é uma tarefa que o próprio Deus nos deixou a cumprir. Basta ler com um pouco de atenção o relato da Criação em Gênises e você verá… É mais ou menos isso que falo na oficina de ECO DESIGN.

Passar a ministrar esse assunto (que na minha opinião tem tudo haver com ser cristão), gerou em mim um interesse muito maior em assuntos de preservação ambiental, autosustentabilidade, preservação. E aos poucos vejo minhas atitudes ecológias da infância se unindo com um pouquinho do que aprendi sobre amar a natureza no tempo que trabalhei evangelizando hippies, com minhas habilidades manuais, com minha curiosidade… Vejo tudo se juntando e me pego lendo numa revista americana, chamada “MODERN SEAMSTER” (Costureira Moderna), uma matéria de eco design entitulada: “Quão higiênico é seu absorvente?”.

Resumindo, a materia fala sobre algumas pesquisas que estão sendo feitas a partir da suspeita que há de que o material usado para absorver a menstruação, o mesmo material que existe nas fraldas descartáveis, possui substâncias que podem ser nocivas a saúde feminina, inclusive suspeita-se que essa substância pode ajudar na formação de um cancêr. Pensando que uma mulher, nos dias atuais onde tudo é descartável, está em contato com essa substância a maior parte da sua vida, pois isso acontece desde bebê quando ela ainda usa fraldas,  que se essas pesquisas tiverem um resultado que confirme essa suspeita, é preocupante demais continuar com nossos “amigos” absorventes higiênicos!

E agora você deve estar se perguntando: “Tá Kamilla, esse post chama-se Meio Ambiente! Você esqueceu?”

Não… Tá tudo sob controle! A matéria da revista depois de apresentar essa questão absorvente x saúde, apresenta não só a solução pro caso dessa possível suspeita científica ser confirmada, mas também uma contribuição para a causa da preservação ambiental do nosso Planeta! E aproveitando a dica da Modern Seamster e o fato de estarmos comemorando a Semana do Meio Ambiente, quero continuar meu post.

Gostamos de nos dizer “Mulheres Modernas”, que são independentes, se viram sozinhas, que lutamos pelos nosso direitos, ou ainda gostamos de nos dizer “Mulheres Cristãs”, segundo o coração de Deus, porém, nunca paramos para pensar que as fraldas dos nossos bebês, assim como nossos absorventes “higiênicos” demoram em torno de 600 anos para se decompor. Que modernas! E que Cristãs! UHUUUU!

As mulheres do século 21, da pós-modernidade também devem se preocupar com isso.

Eu lembro que muitas vezes ouvi minha avó falando dos “paninhos higiênicos” que ela usava na juventude dela. Antigamente os absorventes eram pedacinhos de pano! Decidi escrever esse post, porque essa questão da responsablidade de cuidar da Criação ser algo totalmente bíblico e de minha obrigação como Cristã tem enchido minha mente e me feito meditar muito nessa questão. Mas, voltando ao “paninho”, na Europa à algum tempo as mulheres “ecológicas” adotaram absorventes de tecido. Assim como nossas avós faziam ( e que sem saber já contribuiam para a presrvação do Planeta). Eles são lindos”! Você pode encomendar, escolher estampas, cores e eles inclusivem possuem abas! Você pode encontrar facilmente pela internet. No Brasil já se fabrica também.

Talvez você pense: Que nojo!

Eu também penso as vezes. Mas, quando penso em 600 anos… Quando penso que saber que posso fazer o bem (por menos que pareça)  e não faço por “nojo” de colocar algo de molho num cheiroso sabão em pó ao invés de enrolar em papel higiênico (poluição) e jogar num lixo (não reciclável), me sinto muito mais incomodada!

E aqui deixo algo para pensarmos! Como mulheres cristãs, que entendem seu papel na sociedade pós-moderna e amam a casa que Seu Criador fez para que cuidassem!

A criação (isso inclui toda a natureza) aguarda com grande expectativa que os filhos de Deus (você e eu) sejam revelados (ou seja, façam alguma coisa)!” Romanos 8:19

………………………………………………………………………………………………

*No Brasil você encontra “eco absorventes” na aBiosorventes.

*Se interessou pelo assunto? Aqui você pode ler mais a respeito!