Médicos sem fronteiras

“Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

“...Jesus não somente proclamava o Reino de Deus, mas também, demonstrou sua chegada por meio das obras de misericórdia e poder. Hoje em dia, somos chamados a uma integração similar de palavras e feitos. Em um espírito de humildade devemos pregar e ensinar, ministrar os enfermos, dar de comer aos famintos, cuidar dos presos, ajudar aos menos válidos e desprovidos, e libertar os oprimidos. A proclamação do Reino de Deus demanda necessariamente da denúncia profética de tudo o que não é compatível com Ele. Entre o mal que deploramos, está... a violação dos Direitos Humanos.” (Manifesto de Manilla, 1989)

“Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada.” (Pacto de Lausanne, 1974)

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso peca” (Tiago 4:17, Bíblia Sagrada)

Já tinha ouvido falar algumas vezes dos Médicos sem Fronteira, mas nunca busquei um conhecimento mais profundo sobre o que se tratava. Na semana passada, através de uma amiga que está cursando Farmácia, pude saber mais sobre essa organização. Ela me enviou notícias sobre uma campanha (que também pode ser considerada um pedido de ajuda, e na minha opinião um ato de cumprimento dos trechos dos documentos que citei acima) que eles estão desenvolvendo.

Em 2009, um surto de meningite na África Ocidental está atingindo um dos piores níveis dos últimos anos, e mais de 2.000 pessoas já morreram. Sem recursos, infra-estrutura de saúde, sem acesso ás aldeias e com a grave seca que assola a região, mais de 1,8 milhões de pessoas, principalmente na Nigéria, Níger e Chade, precisam de ajuda urgente. A vacina contra essa doença existe e em muitos lugares a meningite está totalmente controlada. Vacinar essas quase 2 milhões de pessoas, requer muita ajuda.

Para saber mais você pode acessar o site da Médicos Sem Fronteiras. Para ajudar, você pode fazer doações, divulgar a organização, e quem sabe até se voluntariar no caso de ser um profissional da Medicina. Se você conhece algum médico informe-o sobre a MSF.

Como cristãos temos responsabilidades sociais e cumpri-las também é proclamar o Reino.

………………………………………………………………………………………………………….

Para assistir o vídeo da campanha de vacinação contra o surto de meningite da MSF clique aqui.