Genealogia e anonimato!

Com certeza você, assim como eu, já deve ter ser perguntado milhões de vezes o porque existem aqueles enormes trechos bíblicos repletos de nomes. Por que nosso Deus, inspirou nomes e nomes que preenchem páginas e páginas e que sempre acabamos pulando quando nos propomos a ler a Bíblia. Eu sempre pensava isso...E sempre as pulava também!
Imagina que todas aquelas linhas no máximo me ensinariam que de pessoas improváveis e extremamente pecadoras pode nascer um Rei (um exemplo: Raabe, a prostituta, Davi, o adulterador, estarem na árvore genealógica de Jesus!). E Mais uma prova da realidade da graça!
Até que um dia, lá estava eu diante de Mateus 1 (mais uma vez):"Livro da genealogia de Jesus Cristo...Abraão gerou Isaque...Davi gerou Salomão..."
Dessa vez, era uma manhã de sábado, eu estava num seminário "só para garotas" e uma mulher estava lá na frente lendo aqueles milhões de nomes. Eu, claro, pensava: onde ela quer chegar!? Aquilo instigava minha curiosidade, afinal, como alguém pode tirar alguma lição de Mateus 1 que não seja a graça de Deus em perdoar pecados e nos permitir ter parentesco com Cristo? Pior ainda, como alguém pode tirar uma lição para garotas dali?!
Minutos depois estava sendo surpreendida por perguntas que preparavam meu coração para receber um rei!
Tinhamos acabado de participar de uma série de liçoes sobre etiqueta, moda, bom corportamento... enfim a maneira bíblica de como uma menina deve ser. Enquanto ouvia sobre os vários talheres e copos num jantar elegante me perguntava se algum dia seria colocada em uma situação que precisasse de todo aquele conhecimento. Então Mateus 1 chegou, ensinando-me que independente de um dia participar de algo que exigisse tamanha etiqueta, era de extrema importância saber de tudo aquilo...

O que quero compartilhar nesse post não é a importância de saber a sequência de talheres, onde colocar o guardanapo de pano e nem que você deve saber essas coisas(que são apenas formalidades), mas se você já se deu conta que de você pode nascer um rei. Ou que você pode se casar com um!

Naquela manhã, ao final de toda aquela ,fui exposta a algumas perguntas: Você já pensou que como mulher você vai gerar bebês? Já pensou que você os criará? Os ensinará? Que a maior parte do que eles se tornarão dependerá dos seus ensinamentos? Você sabe com quem irá se casar? Quantas de vocês tem dado sua vida e todos os seus dias pra Deus? E quantas creêm que se casaram com homens de Deus? E se um dia eles forem colocados diante de Governadores ou de simples pescadores, você estará preparada pra fazer tanto um quanto outro a vontade diante do seu comportamento? (... e as perguntas continuaram)
Tá Kami, mas o que tudo isso tem haver com Mateus 1? Vamos lá... Se não me engano somente três mulheres são citadas na genealogia de Jesus no primeiro capítulo de Mateus. E todas as outras mulheres? Exatamente! Elas existiram, mas foram anônimas (pelo menos na primeira lida!)! Todas elas entenderam que sua grandeza seria amar sua família e fazer dela o melhor que pudessem! E com certeza se enriqueceram de todo o conhecimento que pudesse fazê-las executar seu papel de mulher da melhor maneira possível.

Hoje, anos e anos depois, nós lemos aquele capítulo que anuncia a chegada do nosso Salvador a Terra. Chegada preparada desde Sara, esposa de Abraão - o primeiro nome da lista - até Maria, eposa de José - pai de Jesus.
Muito mais do que a graça de favor não merecido e perdão dos pecados, esse capítulo nos ensina sobre a graça derramada sobre nós, mulheres, de cuidar da nossa família e através dela contemplar a salvação do mundo!
Vocês compreendem a grandeza de poder ser uma mulher? Uma esposa? Uma mãe? Uma moça que serve outras famílias?
Compreendem que mesmo que "aparentemente anônimas" podem estar diante de reis? Preparando caminho para nobres? Cuidando de um anunciador das boas novas? Passando as camisetas de um sacerdote que todos os dias vai trabalhar não apenas para sustentar um lar, mas para anunciar o Evangelho para os que trabalham com ele?

E faço ainda como última pergunta a mesma que aquela moça naquela manhã fez a mim quando se aproximou para orar por mim: "Se for preciso se tornar anônima, abrir mão das suas coisas, para que um rei venha ao mundo você está disposta? Para que um rei alcance vidas e você apenas se comprometa a mantê-lo feliz, bem alimentado, vestido e cuidado (aqui ela falava do meu futuro esposo) você topa?"

Custei pra responder sim em meu coração! Pois, eu queria ser como Lutero, não como sua esposa, ninguém nunca ouviu falar dela! Queria ser como Paulo, não Lídia - que foi tão importante quanto ele nos primordios da Igreja e era seu braço direito em todo tempo - ninguém pregava sobre ela (hoje sei sobre ela por ter ido atrás... continuo sem nunca ter ouvindo sobre ela num pulpito)... Mas mesmo assim o fiz!
Hoje me vejo diante de um nobre! Vejo a fidelidade do nosso Deus tornando-se mais palpável a cada dia e sei que em breve terei a tarefa de colocar o sim a todas essas perguntas mais em prática do que nunca! E com essa certeza também, sei que valerá a pena... pois, ja tem valido!
Pra teminar algo que ouvi sobre a Madre Tereza de Calcutá:
"Certa vez uma grande administradora de empresas renomadas teve a oportunidade de encontrar-se com a Madre Tereza. Desejosa por fazer algo pela humanidade não exitou em perguntar a ela o que poderia fazer para ajudar o mundo, como podeira usar sua excelente habilidade para administrar para abençoar pessoas. Docemente Madre Tereza respondeu aquela mulher: - Você tem esposo e filhos?, Sim! - Respondeu a mulher. - Então, ame-os - Completeu a Madre Tereza!"


Falo o mesmo para vocês! Querem alcançar o mundo? Então...
Não pense duas vezes em aprender coisas, tornar-se melhor, crescer no Senhor... não para que (talvez) não seja reconhecida, mas porque como mulher você tem a oportunidade de estar numa genealogia que trará benefícios eternos ao mundo!