“A Plantinha Impaciente”

Há mais ou menos um ano atrás, uma das menininhas mais doces que já pude conhecer (e a quem sempre lembrarei com carinho), apresentou-me a mais um dos seus muitos livros recheados de histórias para crianças… e claro que essa apresentação veio acompanhada de uma proposta irrecusável: Kami, lê pra mim?!

Para minha surpresa aquele momento tinha um tom de “Deus está por trás disso!” a cada página!

E na página 18 daquele livrinho foi evidente o recado d’Ele ao meu coração. Aquele dia minha amiguinha de 5 aninhos me fez crescer, hoje quero compartilhar com você a mesma histórinha daquele dia.

Lhes apresento, então…

A Plantinha Impaciente

Num bosque verdejante, belas árvores balançavam, embaladas ao sopro do vento. Entre elas, tímida, uma plantinha crescia, ansiosa para tornar-se logo uma daquelas exuberantes árvores.

A cada manhã, ela esticava seus frágeis galhos, esperançosa de ter alcançado alguns centímetros a mais. Mas a tristeza logo a abatia, pois nada havia acontecido. Sua ânsia em crescer a impedia de perceber as belezas da natureza ao redor. Ela só tinha olhos para as grandes árvores.

Os anos passavam voando, e a pequenina planta já havia alcançado uma boa altura, mas a sua infelicidade voltava sempre que ela se comparava às outras árvores do bosque. A insatisfação era tanta que a levou a reclamar aborrecida:

- O Criador é muito lento para fazer as coisas. As árvores podiam crescer mais rápido, e dessa forma o mundo seria bem melhor. O ar seria mais puro, teria mais sombra para todos…

Nesse instante, subiu no seu fino caule uma lagarta que, atenta, lhe falou:

- Não tenha pressa minha querida plantinha! O sábio Criador tem um tempo certo para tudo acontecer. Aproveite que você ainda é pequena e busque fortalecer suas raízes para o futuro que virá. Não se esqueça de que você é uma Sequóia, a maior árvore do mundo!

A Plantinha seguiu o conselho da algarta. Passou a viver feliz, aguardando pacientemente, o futuro que o Criador lhe havia reservado.

E assim, anos mais tarde, o lugar passou a ser conhecido como o bosque da Sequóia, a árvore mais alta daquela floresta.

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” Provérbios 12:25

Nessa noite, enquanto escrevo esse post, mais uma vez essa pequena fábula enche meu coração e sabendo o quanto é difícil e duro (pois também faço força para conseguir) repito a vocês: amem o tempo que estão vivendo! Não tenham pressa! O Criador faz tudo no tempo certo!

Sigam o conselho da sábia lagarta e tornem-se grandes por viverem no tempo certo! “O coração ansioso deprime…”

* O livro a que me refiro chama-se Provérbios em Fábulas e é da Editora Vida. Vale apena!