Catarina Von Bora

Eis que lhes apresento Catarina Von Bora. Uma das meninas que mudaram o mundo!
Aos dezesseis anos, em total parceira com suas amigas, resolveu virar freira. E assim o fez. Apesar de ter crescido em conventos, tendo uma educação um tanto rígida, era conhecida pelas irmãs por suas subidas nas árvores, vestidos rasgados, assaltos na plantação de morangos. E isso, mesmo quando já era uma moça!
Catarina entendia que ela podia ser muito mais que só mais uma mulher nesse mundo.
Percebi isso depois de ler muitas biografias a seu respeito. A conheci através da enorme admiração que sinto pelo cara que seria seu esposo! Sempre me pegava pensando que um cara como ele só poderia ter se casado com uma mulher única. Então descobri a Katy, como era chamada pelo pai de seus seis filhos.
Lendo sobre ela só tive certeza das minhas suspeitas.
Ela dizia: “Só me casarei se for com Lutero ou com alguém muito parecido com ele.” Mesmo, isso significando os anos se passando, todas as suas amigas (também freiras fugidas e descobrindo a graça nos ensinamentos de Lutero) se casando e ela ficando “pra trás”. Descobriu agora de quem estou falando? Isso mesmo! Da Sra. Lutero! Catarina casou-se com Martinho Lutero em 13 de junho de 1525, de quem cuidou pra que comesse e dormisse bem, tivesse roupas limpas, uma casa organizada e a certeza de que o pouco dinheiro que recebiam fosse bem administrado. É isso que a história nos conta.
Catarina abriu as portas da sua casa pra que monges, freiras, padres que escancaravam seus corações pra verdade de Deus e se tornavam adeptos da Reforma se refugiassem, mesmo sabendo que estavam entrando num tempo de perseguição e isso pudesse resultar numa invasão ao seu lar. Existiram vezes, que 25 pessoas moravam em sua casa, sem contar ela, Lutero, as crianças e os 11 órfão de quem cuidavam!
Lutero nunca se negava a ajudar um necessitado. Sempre oferecia dinheiro a quem precisava e logo logo, acabou com as lindas porcelanas que Catarina ganhou de presente de casamento, vendendo para conseguir dinheiro e abençoar aqueles que lutavam pela causa da graça de Cristo!
Além de todas essas coisas Catarina ainda esteve ao lado de Lutero em um dos momentos mais difíceis de sua vida, se não o mais: a morte de uma de suas filhinhas.
Katy cuidou de Hans Lutero, seu primeiro filho, ao mesmo tempo em que seu esposo passava por uma terrível depressão. Ela se sentava ao seu lado e lia a Bíblia pra ele edificando seu coração. Conciliou as tarefas da casa, de hospedagem, mãe, esposa com a árdua tarefa de ajudar Lutero na tradução das escrituras para o alemão. Ouvia os desabafos de Martinho e sabia que cada vez que ele saia para pregar podia não o ver voltar, pois quanto mais pregava, mais inimigos Lutero ganhava. Expandir o Reino e as verdades bíblicas significava para Catarina poder ficar viúva. Mas ela sempre o encorajava: “Deus cuidará de nós. Não tema! Pregue!”.
Ela realmente é admirável. Sua postura permitia Lutero pregar livremente e arriscar sua vida pela Verdade!
“Catarina não escreveu nenhum livro nem pregou nenhum sermão, mas sua inestimável ajuda possibilitou que o marido fizesse isso. Ela foi um grande apoio pra ele.” Como Lutero mesmo disse a um amigo: “Minha querida Katy me mantém jovem e em boa forma também (risos). Sem ela eu ficaria totalmente perdido. Ela aceita bem minhas viagens e, quando volto, está sempre me esperando. Cuida de mim nas depressões. Suporta meus acessos de cólera. Ela me ajuda em meu trabalho e, acima de tudo ama a Jesus. Depois de Jesus, ela é o melhor presente que Deus em deu em toda a vida... Se um dia escreverem a história da Reforma da Igreja espero que o nome dela apareça junto ao meu e oro por isso.”.
Tudo que Catarina Lutero falou ao ouvir isso foi: “Tudo que tenho sido é esposa e mãe e acho que uma das mais felizes de toda a Alemanha!”.
Ela entendeu que ser mulher significa poder mudar o mundo! E o fez.